A Globant anuncia a iniciativa BeKind Tech Fund, o primeiro e único fundo de risco totalmente focado em apoiar startups que buscam lidar com o uso indevido de tecnologia. A proposta passou a ser divulgada também para o mercado brasileiro.
Considerando que o País é reconhecido como um celeiro mundial de startups e soma, aproximadamente, 15 mil operações criadas até dezembro de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o objetivo é motivar o acesso dessas empresas à sua iniciativa.
O fundo de US$ 10 milhões, gerido pela Globant Venture, visa combater as consequências do uso indevido de tecnologia, tais como o abuso e o assédio on-line por meio do cyberbullying; a privacidade e segurança de dados que comprometem as informações pessoais; o uso indevido de Inteligência Artificial por meio da geração de falsos resultados; o abuso do tempo de usa da tela e consequente piora da saúde mental e de problemas comportamentais que impactam a performance e o sono; e as bolhas informacionais e polarização política ocasionadas por meio das mídias sociais.
O primeiro investimento acaba de ser feito nos Estados Unidos com uma startup chamada Ping, que desenvolveu uma plataforma de voz para eliminar a distração de motoristas, permitindo que as mensagens e os e-mails sejam lidos em voz alta em mais de 105 idiomas para ampliar a segurança ao dirigir. O fundo ajudou a empresa a levantar investimentos da ordem de US? 5 milhões, que permitirá o lançamento da tecnologia patenteada em todo o mundo, além de contar com a força da rede da Globant.
O BeKind TechFund conta com a parceria da Endeavor, da LAVCA, da Newlab e do The George Washington University, e de investidores como Riverwood Capital, IDB Lab e Nazca, além do The Center for Humane Technology, como assessor. Juntas, essas organizações vão trabalhar para promover o fundo e ajudar milhares de empreendedores e novas startups a combater o uso indevido da tecnologia.
A iniciativa da Globant se baseia na crença de que a tecnologia é inerentemente boa e, quando aplicada corretamente, tem o potencial de melhorar a vida das vidas, as comunidades e o planeta. "Por meio dessas parcerias, estamos cocriando um movimento para investir em mudanças tecnológicas positivas e esperamos inspirar outras empresas a se juntarem a nós", comenta Guibert Englebienne, cofundador da Globant e presidente da Globant X.