O novo sistema operacional do BlackBerry, anunciado na terça-feira, 18, pode resultar em um processo à Research In Motion (RIM). O nome escolhido pela fabricante canadense, BBX, fere uma marca registrada pela Basis International, desenvolvedora de software americana , a qual antecipou à imprensa internacional que tomará medidas legais contra a RIM para proteger seus direitos de propriedade intelectual. “Estamos coletando depoimentos de clientes expressando a confusão dos nomes após o anúncio da RIM”, afirmou o presidente e CEO da Basis International, Nico Spence, em nota.
A RIM respondeu que não recebeu nenhuma notificação da empresa, e negou a confusão de marcas “particularmente porque as duas empresas atuam em linhas de negócio diferentes”. A BBx da Basis Internacional é uma linguagem de programação que permite a desenvolvedores criarem aplicações de software que rodem em diferentes sistemas operacionais.
O caso traz à tona a polêmica envolvendo o nome no lançamento do iPhone, em 2007. Na ocasião, a Cisco acionou a Apple porque era dona da marca registrada iPhone em um de seus produtos. Semanas depois, no entanto, as empresas chegaram a um acordo e o nome foi liberado para uso da Apple.