Chip fotônico do CPQD é promessa nacional para acelerar transmissão de dados

0

Com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o Ministério das Comunicações apoiou um projeto do CPQD para desenvolvimento de chip fotônico de tamanho reduzido e capacidade para transmitir volumes altíssimos de dados pela fibra óptica. A tecnologia vai viabilizar diversas aplicações projetadas para a internet do futuro.

Chamado de Teranet – Sistemas Ópticos em 1 Tb/s para Internet do Futuro, a pesquisa explorou a convergência de tecnologias optoeletrônicas – aparelhos eletrônicos que fornecem, detectam e controlam luz – para a criação de sistemas de comunicação óptica com altas taxas de transmissão. Eles são fundamentais para a construção da internet do futuro, porque viabilizam a transmissão óptica de informações digitais entre grandes centros urbanos e a conexão entre data centers.

O projeto apoiado pelo Ministério das Comunicações foi dividido em duas fases: teve início em 2018 e foi concluído em março deste ano. Para Rafael Figueiredo, gerente de Soluções de Infraestrutura de Conectividade do CPQD, o projeto Teranet trouxe avanços importantes em transmissões ópticas de alta capacidade, além de ter proporcionado a capacitação de recursos humanos especializados nessa área no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.