IA: o que esperar até 2028

0

Como já dissemos em outras oportunidades, a Inteligência Artificial já é uma realidade e ganha cada vez mais espaço em diferentes aspectos de nossas vidas. Essa máxima chega, obviamente, ao mercado de trabalho e impacta as relações, resultados, criação de soluções e produtos e, claro, impulsiona os negócios.

Para se ter uma ideia do alcance do potencial da Inteligência Artificial, de acordo com um levantamento da Statista, plataforma alemã especializada em coleta e visualização de dados, o mercado global de IA deve alcançar o valor de US$1 trilhão até 2028, impulsionado pela necessidade de digitalização e soluções inteligentes.

O mesmo levantamento indica que uma das categorias da IA que mais têm chamado a atenção é a chamada IA Generativa e que deve ultrapassar os US$50 bilhões até 2029. Essa categoria consiste, em linhas gerais, na capacidade de criação de conteúdos novos e originais, como imagens, músicas e textos, impactando setores como artes e design.

Nesse sentido, os avanços da IA e IA Generativa têm gerado uma demanda por profissionais cada vez mais qualificados e, até mesmo, criando novos cargos. É o que indica um relatório realizado pelo World Economic Forum (WEF), que afirma que até 2025, 97 milhões de novos empregos serão gerados por meio da IA, como o caso de cientistas de dados, engenheiros de machine learning, analistas de dados, entre outros.

Sobre força de trabalho, a IA será responsável por cerca de 20% e 40% em toda a produtividade econômica até 2028, de acordo com uma projeção do Gartner, uma das maiores consultorias do mundo. Ainda de acordo com o estudo, as empresas que apostarem em transparência, confiança, segurança e governança na aplicação de soluções de IA nos próximos três anos, deverão ter uma otimização de 50% na conquista de seus objetivos.

Por fim, como tudo na vida, a IA e a IA Generativa têm também seus ônus. Por isso, diante do grande potencial que vemos até 2028, também é importante que gestores, líderes e CEOs apostem em treinamentos, atuação por meio de processos éticos e transparentes e, claro, atualizações constantes.

Agora me diga você, caro leitor, sua empresa está preparada para esse futuro?!

Victor Kubota, CPO da GOK.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.