A EMC anunciou nesta terça-feira (21/11) conclusão do processo de compra da Avamar Technologies, fabricante de software de proteção de dados. A transação, avaliada em US$ 165 milhões, teve como objetivo o fortalecimento da EMC no mercado de gerenciamento de proteção e recuperação da informação, diante da tendência cada vez maior das empresa de migração de soluções de recuperação baseadas em fita para disco.
?A proposição de valor do backup em disco está cada dia mais forte. As limitações do backup baseado em fita levaram à criação de uma nova tecnologia, como a eliminação da duplicação de dados, para mudar significativamente a equação de custo e eficiência do backup. E a Avamar é a empresa mais bem posicionada nesse segmento?, disse Mark Sorenson, vice-presidente sênior de software da EMC.
O CEO da Avamar, Ed Walsh, conta que desde o início a empresa tinha uma visão clara de mudar totalmente o modo como os clientes fazem o backup e protegem sua informação. ?A Avamar foi pioneira no mercado de tecnologia de eliminação de duplicação global de dados. E a união com a EMC nos permitirá levar nossa visão a um novo patamar e acelerar a adoção desta tecnologia revolucionária.?
O software da Avamar utiliza tecnologia patenteada para copiar os dados uma única vez em uma base global. O sistema identifica segmentos de dados redundantes na origem, reduzindo a largura de banda utilizada e o volume de dados armazenados. Com essa e outras tecnologias, segundo garante a empresa, os clientes podem alcançar uma redução diária de dados de 300:1 em aplicações do mundo real.
A Avamar, na realidade, já fazia uso do portfólio de soluções da EMC, entre elas o EMC CLARiiON, para backup baseado em disco, e o sistema EMC Centera, para arquivamento prolongado. Com a conclusão da operação de compra, ela será integrada ao grupo Storage Product Operations (SPO) da EMC e Ed Walsh irá se reportar diretamente a Mark Sorenson.