A participação da Vivo no mercado brasileiro de telefonia móvel registrou queda nos últimos dez meses, período em que a diferença sobre a sua maior concorrente, a italiana TIM, caiu de 11,12 para 4,56 pontos percentuais, segundo dados divulgados pela Anatel.
A operadora tem 29,79% do mercado, contra 34,54% em dezembro de 2005, seguida pela TIM, que cresceu dos 23,42% registrados em dezembro do ano passado para 25,23%. Já a mexicana Claro ficou em terceiro lugar, com 23,26% do mercado. Mais abaixo estão OI, com 3,15%, Telemig Celular, com 4,85%, e a Brasil Telecom GSM, com 3,19%.
Segundo a agência, a tecnologia GSM permanece em expansão e na liderança do mercado brasileiro, com mais de 59,8 milhões usuários (eram 58,7 em setembro), que representa 61,93% do total. Enquanto isso, a tecnologia CDMA, adotada no Brasil unicamente pela Vivo, tem pouco mais de 25,3 milhões de usuários, contra 25,1 milhões em setembro, o que corresponde a 26,22% do total.
A telefonia móvel fechou outubro com um total de 96.641.799 usuários em todo o Brasil, ou seja, há mais de um celular em serviço para cada dois brasileiros. O volume representa um crescimento de 0,8%, ou 771 mil celulares, sobre os 95,87 milhões contabilizados em setembro.