A Apple liberou nesta sexta-feira, 21, a atualização para o firmware 2.2 do iPhone 3G, a primeira em mais de dois meses, além de uma dúzia de correções de segurança e vulnerabilidades, e de diversas novas funcionalidades, incluindo suporte ao sistema de mapas Street View, do Google. Os acréscimos para o Google Maps foram bastante elogiados pela Apple, que agora mostram o deslocamento em mapas do ponto de vista do pedestre, assim como caminhos e direções do trânsito, e o compartilhamento de localização via e-mail.
Outras mudanças para o software do iPhone incluem mais confiabilidade e estabilidade com correções para o Mail e o Safari, melhoria da qualidade de som para a reprodução de correio de voz e mudanças que visam uma diminuição de falhas de configuração de chamadas e chamadas abandonadas.
Em setembro, a Apple recebeu as primeiras queixas por parte de proprietários de iPhone 3G nos Estados Unidos devido à fraca intensidade do sinal – mesmo nas áreas supostamente cobertas pela rede 3G da AT&T – lentas velocidades de download e freqüentes chamadas abandonadas nas emissões feitas pela versão 2.1 de seu firmware para o smartphone.
Com a nova atualização, agora o usuário tem a possibilidade de descarregar podcasts diretamente no iPhone, além de poder fazer download de podcasts por meio do iTunes, seja através da rede de dados do celular ou utilizando a rede Wi-Fi. O iPhone 2.2 também inclui 12 patches para vulnerabilidades. Três dos patches corrigem na proteção de senha do iPhone, uma funcionalidade que foi "quebrada" em razão de a Apple ter esquecido estabelecer no iPhone 2.0.
Outras correções, segundo a empresa, protegem o telefone de ataques TIFF usando imagens, três corrigem vulnerabilidades no Safari e bloqueiam um "furo" que poderia ser explorado por hackers para induzir os usuários a visitarem um site malicioso. Uma das falhas TIFF – há na verdade duas – poderia ser usada para reiniciar o iPhone, simplesmente por fazer com que o usuário visualize uma imagem malformada.
- Firmware aperfeiçoado