No mês de setembro, 85% dos usuários de internet no Brasil acessaram redes de relacionamento social, um aumento de 9 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando esses sites foram visitados por cerca de 76% dos internautas brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana comScore.
Quando comparado com outros países, com ao menos 10 milhões de visitantes únicos mensais a sites da internet, o Brasil obteve o segundo maior alcance percentual na categoria redes sociais, ficando pouco atrás do Canadá, que obteve 87%. Além disso, ficou à frente de países como o Reino Unido, com índice de 78,4%, e Estados Unidos, com 70,2%.
"Para os usuários da internet no Brasil, as redes sociais continuam prosperando com uma atividade imensamente popular", afirmou Alex Banks, diretor para a América Latina da comScore, ressaltando que uma provável razão para o sucesso das redes sociais no país se deve ao seu conceito de comunidade on-line, que se encaixa muito na cultura brasileira, a qual se caracteriza bastante pelas atividades sociais e o convivio em comunidades.
Entre as redes sociais, o Orkut, do Google, é o líder absoluto, somando 21 milhões de visitantes únicos em setembro. Em segundo lugar ficou o Yahoo Geocites, com 2,91 milhões de acessos únicos, enquanto o Sonico.com, terceiro colocado, obteve 2,97 milhões de visitantes únicos em setembro.
"Com mais de cinco vezes a quantidade de visitantes únicos que qualquer outra rede social no Brasil, o Orkut tem uma posição dominante no mercado e é bastante atrativo para anunciantes porque é capaz de produzir uma audiência ampla e altamente participativa", comentou Banks.
Em toda a América Latina, nove em cada dez internautas acessaram uma rede social em setembro, o que representa uma alta de nove pontos percentuais ante ao mesmo mês de 2007. Depois do Brasil, os dois países que registraram os melhores índices foram Chile e Colômbia, com 80% cada. Já Porto Rico foi o que apresentou a menor penetração nas vistas a redes sociais, com 71% dos internautas.
- Febre nacional