Para atender a crescente demanda por agilidade e praticidade vinda da área de Recursos Humanos, a Automidia, desenvolvedora de softwares para gerenciamento de serviços, traz ao mercado o software 'Portal de RH Automidia'.
A plataforma gerencia solicitações de demanda para o setor de Recursos Humanos das organizações, estabelecendo o conceito de Ponto Único de Contato (SPOC), registrando e padronizando o atendimento aos colaboradores.
A partir deste portal, os colaboradores podem, por meio de uma única interface, solicitar diversos processos e solicitações, como pedido de férias, benefícios, assistência médica, documentação, entre outros. Usando a intranet, o acesso é possível através de qualquer equipamento conectado à rede corporativa, incluindo tablets. A interface foi construída para viabilizar a sua publicação através de quiosques eletrônicos, com dispositivos “touch-screen” para uso coletivo, permitindo o seu uso por colaboradores que não têm um micro para uso exclusivo.
“A ideia de desenvolver o 'Portal de RH Automidia' surgiu para atender qualquer empresa que necessite de maior agilidade e transparência no relacionamento do setor de Recursos Humanos com os seus colaboradores", diz Marcio Vinholes Ferreira, diretor da Automidia. "Imagine uma corporação que tem um alto volume de solicitações para RH, e o funcionário deseja solicitar suas férias. Usualmente, ele manda um e-mail para o responsável. E, além da mensagem enviada, não existe nenhum outro tipo de controle sobre a solicitação, que pode se perder em meio a tantas outras”, explica.
O sistema também viabiliza o controle das demandas provindas dos colaboradores, gerando protocolos de acompanhamentos. O software também possibilita criar um processo de escalabilidade, levando as solicitações para aprovação às esferas superiores da organização.
“O Portal de RH Automidia permite ao setor de Recursos Humanos mensurar prazos, acompanhar históricos, desenvolvendo um processo de auditoria. Isso agiliza os processos e traz um custo benefício muito maior para a empresa”, diz Ferreira.
Um benefício adicional mencionado por Ferreira é a automação no processo de emissão de certidões e declarações. “Usando o portal, um colaborador pode obter uma declaração de emprego em poucos segundos, gerada diretamente na interface ou enviada por email em formato PDF. Isto agiliza alguns processos, sem exigir qualquer interação com os profissionais da estrutura de RH”, completa.
Personalizar os modelos e perfis de solicitações é possível sem qualquer necessidade de programação, mesmo nas situações onde a interface com sistemas corporativos de HCM é feita por meio de Web Services.
O executivo ainda conta que a expectativa com o lançamento do software é muito grande. “O desenvolvimento do 'Portal de RH Automidia' é feito com interface simples, disponível e intuitiva para atender a todos os tipos de colaboradores. E com esse diferencial no mercado esperamos, além de atingir clientes que já utilizam nossas soluções para Shared Services, também trazer novas empresas ao nosso portfólio. Esperamos que até o final de 2011, a plataforma represente um crescimento de 10% na base instalada da Automidia”, finaliza Ferreira.
- SPOC