O governo de Pernambuco fará licitação, por meio da Secretaria de Educação, para a compra de 170 mil tablets que serão distribuídos aos alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio das escolas públicas do estado. O investimento no projeto deve ser da ordem de R$ 170 milhões, o que equivale a R$ 1 mil por equipamento.
O edital foi divulgado no último sábado. Segundo o governo pernambucano, a entrega dos tablets acontecerá entre os meses de março e julho de 2012 e vai beneficiar 170 mil estudantes. A expectativa do Executivo é tornar o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico no ensino médio. "Nós precisamos adequar a escola de hoje ao século 21 e para isso precisamos oferecer outro padrão de acesso à informação", disse o governador Eduardo Campos. Ele destacou ainda que, além dos livros escolares em formato digital, os tablets também contarão com software educativos.
“Hoje a gente não fala mais em tecnologia como ferramenta para educação, ela vai fazer parte da pedagogia para educação”, explicou Anderson Gomes, secretário de Educação de Pernambuco. A princípio, os equipamentos serão concedidos aos estudantes em regime de empréstimo, enquanto estiverem matriculados no ensino médio. Os alunos que obtiverem a aprovação no terceiro ano do ensino médio não vão precisar devolver os tablets. Eles receberão, ao final do curso, um termo de doação do equipamento.