Os gastos globais com anúncios na Internet deverão crescer 15% em 2013, atingindo US$ 101,8 bilhões, contra US$ 88,4 bilhões este ano.
Já os gastos totais, envolvendo todas as categorias de anúncios, crescerão menos, em torno de 4,9%, para US$ 530 bilhões.
Quem faz essas projeções é o grupo Zenith Optimedia, conforme noticiou o site BloombergBusinessweek.
O site acrescenta que os anúncios para celular devem crescer 51% em 2013, atingindo US$ 9,7 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa e consultoria nova-iorquina eMarketer.
Segundo analistas da Bloomberg Industries, o aumento mais fraco previsto para os gastos totais reflete principalmente as dificuldades econômicas enfrentadas pelos países europeus, os cortes de orçamento de publicidade nas empresas norte-americanas e a ausência de grandes eventos de mídia no próximo ano.
Eles lembram que não haverá em 2013 eventos de grande impacto e repercussão similares aos que ajudaram a impulsionar os gastos com publicidade em 2012, como os Jogos Olímpicos de Londres e a eleição presidencial dos EUA.