A data mais esperada pelo varejo brasileiro está chegando. Marcada para o dia 25 de novembro, a expectativa é que as vendas durante a Black Friday superem os números do ano passado. De acordo com um relatório divulgado pelo E-bit, estima-se que o faturamento nessa data será de R$ 2,1 bilhões, crescimento de 30% em comparação com 2015.
Um dos principais motivos pela alta das vendas durante a Black Friday é a proximidade das datas comemorativas do final do ano. Segundo uma pesquisa realizada pela National Retail Federation (NFL), 40% dos clientes iniciam as pesquisas e compras dos presentes de Natal em outubro. Por este motivo, é importante que as lojas comuniquem com antecedência quais serão os descontos oferecidos durante esse período, para que eles possam se programar e encontrar o presente ideal em seu e-commerce.
Como toda e qualquer ação, é necessário muito planejamento e para a Black Friday os lojistas precisam se atentar a alguns detalhes, como por exemplo, aos produtos que se encontram em estoque, escolher quais deles estarão à venda e quanto de desconto será dado nessa ação. Neste caso, é importante que a loja comercialize apenas o que está disponível e não ofereça algo a mais para o cliente, para que isso não se transforme em uma crise interna e em algo inconveniente.
Outro ponto importante é investir em ações diferenciadas e que trarão sucesso nas vendas. Um bom exemplo disso é o e-commerce juntar dois produtos que estejam com um número alto em estoque com outra novidade, chamada de compra relacionada, na qual o consumidor pode comprar os produtos separadamente, porém se adquirir os dois juntos, vai ter um preço mais vantajoso.
Quando se trata de tecnologia, esse é um ponto que precisa de muita atenção, pois o seu site tem que estar preparado para o alto índice de acessos e não correr o risco do mesmo ficar fora do ar, ocasionando na perda de clientes e vendas. Por isso, uma dica é testar a capacidade de tráfego do servidor antes da Black Friday e aproveitar esse volume de pessoas para capturar leads e fazer ações posteriores.
Outra área imprescindível para o sucesso do e-commerce é a comunicação entre a loja e o cliente. Como diz o ditado "a propaganda é a alma do negócio", portanto é importante criar conteúdos claros e visualmente atrativos, com imagens surpreendentes e informações relevantes para que a sua loja desperte a curiosidade dos consumidores e se destaque perante a uma infinidade de opções, podendo ser o grande diferencial para atrair e fidelizar a clientela.
Durante esse período, é preciso se atentar aos clientes fiéis da loja, para fortalecer ainda mais esse relacionamento. Enviar e-mails com as melhores ofertas e ainda dar acesso antecipado ou de forma exclusiva às vendas de determinados produtos, tratando-os de forma diferenciada é essencial. Além disso, um excelente chamariz para a sua loja atrair novos clientes, é a questão do frete, na qual você pode oferecer de forma gratuita em compras acima de um determinado valor, por exemplo, mas sempre com cuidado devido ao grande fluxo de vendas do dia. A experiência em receber o produto também faz parte do ciclo de compra e pode ser determinante para que o consumidor volte a comprar na sua loja.
A última dica é com relação aos diferentes meios de comunicação/venda que o lojista está inserido. De acordo com o relatório da Webshoppers, feito durante o primeiro semestre de 2016, 23% das compras virtuais foram realizadas via dispositivos móveis. Isso mostra um crescimento significativo do m-commerce, já que em 2011, apenas 0,3% das vendas eram feitas por meio desse canal.
Por este motivo, é imprescindível que o lojista esteja presente em todos esses canais, pois devemos esperar que essa tendência continue e possivelmente aumente nesse período. A loja virtual precisa ser intuitiva para que os clientes não se percam durante a navegação e desistam de finalizar uma compra. Uma forma de estimular o consumidor a baixar o aplicativo, é oferecer ofertas exclusivas neste canal, como também um cupom de desconto, além de ter a possibilidade de incentivar a interação em uma determinada rede social.
Vale ressaltar que é importante que o e-commerce ofereça mais de um meio de pagamento, pois devido à grande procura da data é comum que uma dessas operações dê algum tipo de problema. Ou seja, se o consumidor não conseguir pagar com cartão de crédito por exemplo, ele terá outra opção e assim sua loja terá menos chances de perder vendas. Se as transações estiverem demorando para serem aprovadas, é de bom tom que o lojista converse com esse cliente, para não deixa-lo aguardando por muito tempo achando que ele perdeu a oferta.
Para superar os números do ano anterior, os e-commerces precisam implantar e adotar algumas estratégias que são fundamentais para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Essa é uma data especial para o varejo e os lojistas precisam estar preparados para atender toda a demanda. E ainda, com as informações coletadas na data, os empreendedores podem realizar ações de pós-venda oferecendo cupons ou facilidades para uma próxima compra. Por isso, vamos seguir essas dicas à risca para ajudar a elevar a taxa de conversão das lojas e garantir o sucesso da data?
Alfredo Soares, sócio e fundador da Xtech Commerce.