Fundo de investimentos Parma faz aporte de R$ 10 milhões fornecedora de infraestrutura de comércio digital

0

O fundo de investimentos Parma, que tem em seu portfólio a Fast Shop, entre outras companhias, fez um aporte de R$ 10 milhões na Vertis, fornecedora de infraestrutura de comércio digital. A empresa deve receber todo o valor até 2017.

A parceria vai dar origem à Fast Channel, que aposta em um mercado com estimativa de movimentar US$ 6,7 trilhões por ano até 2020, o dobro do B2C, segundo projeção da consultoria Frost & Sullivan.

A Fast Channel oferece um modelo chamado DSaaS (Digital Sales as a Service, ou vendas digitais como serviço), que tem por objetivo aumentar as vendas. Na prática, é composto de uma infraestrutura completa de tecnologia e inteligência de e-commerce que substitui ou complementa os canais tradicionais.

"Mais do que uma plataforma tecnológica, incorporamos know-how de vendas e marketing ao ambiente do e-commerce para garantir o sucesso do negócio", conta Mauricio Di Bonifacio, fundador da Vertis que assumiu a diretoria da Fast Channel. O serviço acaba de ser lançado, depois de passar por longo período de maturação.

Outro objetivo da plataforma é otimizar a maneira como as empresas distribuem seus produtos, alavancando a força da própria marca para potencializar o resultado dos canais. "Grandes companhias se relacionam bem com as maiores redes varejistas e distribuidores, mas têm dificuldades em alcançar os clientes corporativos da ponta. Facilitar essa negociação na internet é benéfico para todas as partes envolvidas", comenta Di Bonifacio.

Para o consultor Carlos Bassi, que possui larga experiência na indústria de tecnologia e serviços e atua como advisor na Fast Channel, além de potencializar resultados, o modelo é uma tendência. "A desintermediação é um dos efeitos comuns da transformação digital, mas a otimização dos canais existentes é um passo fundamental e que não pode ser negligenciado — mesmo para as empresas que almejam ter uma relação direta com o cliente no canal digital", explica.

Bassi destaca, ainda, a possibilidade que o DSaaS oferece de potencializar os canais tradicionais de venda por meio de integração de leads e pedidos captados no e-commerce.

O processo de implementação do serviço utiliza uma metodologia inspirada no conceito de startup enxuta, o que possibilita testar hipóteses e crescer a operação de forma gradual. "A estratégia permite a validação do modelo ideal, que é específico de cada indústria, sem a necessidade de investimentos em customização e integração com sistemas legados, reduzindo drasticamente o risco e os custos inerentes a um processo de inovação", finaliza Di Bonifacio.

O modelo de negócio é baseado em comissões sobre as vendas. A expectativa da empresa é alcançar faturamento de R$ 12 milhões em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.