De acordo com um relatório da IDC, as remessas de celulares 5G na China chegaram a 485 mil unidades no terceiro trimestre de 2019. O número mostra que os consumidores já estavam se preparando para o lançamento de serviços comerciais de 5G, cuja oferta foi iniciada no final de outubro. A consultoria aponta que a maioria das unidades vendidas estava na faixa de preço de US$ 700 ou mais, mas também houve vendas de aparelhos mais baratos.
Quem se destacou nas vendas foi a fabricante vivo (nome homônimo da operadora), que lançou dois modelos 5G em um mês, para as faixas mais premium e também modelos mais intermediários. Com a estratégia, ela conquistou mais da metade das vendas (54,3%) no período.
Em contrapartida, a Samsung e a Huawei lançaram aparelhos mais caros (acima dos US$ 700) e ficaram com 29% e 9,5% do mercado, respectivamente. A ZTE e a China Mobile se concentraram na faixa de US$ 600 e US$ 650 e conseguiram 1,5% e 1,1%, respectivamente. Já a Xiaomi, lançou apenas aparelhos abaixo de US$ 550, o que lhe garantiu 4,6% do mercado chinês.
A construção da rede 5G na China vem aumentando rapidamente com o apoio do governo e das políticas de co-construção e compartilhamento entre as operadoras, segundo a IDC. Porém, uma cobertura geográfica mais ampla levará tempo e a consultoria espera uma quantidade significativa de vendas do setor em 2020.