A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil concluiu a edição do 3º trimestre de 2024 da Pesquisa com Associados, que traz como destaque as diferenças entre a expectativa dos gestores de empresas a respeito do desempenho dos negócios no trimestre que vem pela frente e o resultado de fato observado no período seguinte.
Em particular, as empresas tendem a superestimar a probabilidade da ocorrência de melhoras em seus indicadores, subestimando, principalmente, as chances de não haver mudanças em suas métricas de sucesso.
Outro destaque é o fortalecimento dos canais de venda mais tradicionais, como o varejo físico e o atacado, em detrimento de meios digitais como sites pr
óprios e WhatsApp.
Com uma amostra de 1.103 respondentes, a pesquisa abrangeu empresas de diversos setores como alimentos e bebidas, moda, agronegócio e tecnologia, e buscou entender a confiança dos empresários na economia, suas estratégias de expansão e investimentos prioritários.
O estudo da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil reflete uma indústria que aposta em automação, contratações e capacitação para superar os desafios econômicos do país.
Expectativas financeiras e operacionais
Muitas companhias superestimam o crescimento de indicadores como entrada de pedidos e faturamento, enquanto subestimam a probabilidade de haver uma manutenção das condições atuais.
Esse descompasso reforça a necessidade de uma análise estratégica realista com base em dados concretos.
No 3º trimestre de 2024, o desempenho das empresas em termos de entrada de pedidos, faturamento e produtividade foi ligeiramente melhor do que o observado nos dois trimestres anteriores, o que indica aumento cauteloso do otimismo das companhias.
A força da digitalização
A "Pesquisa com associados" da GS1 Brasil aponta que o varejo físico e o atacado – canais de venda mais tradicionais – continuam sendo os mais importantes para os associados. No entanto, os canais digitais como sites próprios e WhatsApp já são utilizados por cerca de 40% das companhias, uma demonstração de mudança essencial nas estratégias de vendas das empresas.
Essa diversificação de canais é essencial para as empresas que buscam expansão geográfica e otimização de vendas. Por outro lado, aplicativos de delivery ainda representam uma parcela menor das vendas, uma vez que costumam atender nichos específicos.
Expansão geográfica
A expansão geográfica é uma prioridade para 86% das empresas consultadas ao evidenciar o desejo de aumentar a presença em novas regiões e até mesmo em mercados internacionais.
Aproximadamente um terço das empresas pretende expandir suas vendas para novos estados, enquanto outras buscam aumentar as vendas em estados em que já possuem operação ou explorar oportunidades fora do Brasil.
Essa estratégia é motivada pela busca por novas bases de clientes e pela possibilidade de se proteger contra oscilações econômicas regionais. Além disso, os associados estão atentos às possibilidades oferecidas pelo comércio eletrônico, que facilita a entrada em novos mercados sem a necessidade de presença física.
Investimentos prioritários
A pesquisa revela que 52% das empresas associadas pretendem investir nos próximos três meses. O lançamento de novos produtos e o fortalecimento da marca são as principais áreas de interesse, seguidas por investimentos em vendas online e automação.
A digitalização e a modernização dos processos são essenciais para empresas que buscam acompanhar a evolução do mercado e, por isso, estão entre as prioridades de investimento.
A automação de processos, por exemplo, ajuda a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional, o que é crucial para empresas que desejam expandir para novas regiões com competitividade.
Os empresários também demonstram interesse em investir na capacitação dos colaboradores e em melhorias logísticas. Para isso, preparam suas equipes e operações para suportar o crescimento resultante da expansão geográfica e digital.