A Nokia anunciou a extensão de cinco anos de seu acordo de longo prazo para fornecer roteadores e switches de datacenter à Microsoft Azure. O portfólio de redes de datacenter da aumentará a escalabilidade e a confiabilidade dos datacenters Azure em todo o mundo. O acordo permitirá à Nokia expandir sua presença global junto à Microsoft para mais de 30 países, fortalecendo seu papel como fornecedor estratégico para a infraestrutura global de nuvem da Microsoft.
O acordo amplia a colaboração existente entre as empresas em torno do SONiC de código aberto, destacando a contínua inovação da Nokia no desenvolvimento e expansão das capacidades do SONiC, incluindo suporte para chassis em funções de alta capacidade dentro dos datacenters.
Como parte dessa expansão, a Nokia fornecerá sua plataforma 7250 IXR-10e para oferecer conectividade interdatacenter em escala multiterabit nos datacenters da Microsoft. A Nokia também continuará a entregar seu switch de gerenciamento de rack superior, amplamente utilizado na rede Azure.
Os roteadores e switches de datacenter baseados em SONiC da Nokia serão implementados tanto em novos locais quanto para apoiar a migração da Microsoft de 100GE para 400GE em instalações já existentes. Isso permitirá à Microsoft atender à crescente demanda de tráfego nos próximos anos, graças ao desempenho e à confiabilidade excepcionais das redes da Nokia. A implantação do 7250 IXR-10e está programada para começar em fevereiro de 2025.
Vach Kompella, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de rede IP da Nokia, disse: " Estamos satisfeitos em avançar para a próxima fase da nossa parceria com a Microsoft, expandindo o escopo do produto, a abrangência geográfica e o compromisso de tempo do acordo para cinco anos. Como resultado deste novo acordo, a Nokia aumentará ainda mais a escalabilidade e a confiabilidade dos datacenters Microsoft Azure em todo o mundo. Esta conquista reafirma o compromisso da Nokia de ser um fornecedor estratégico para grandes hyperscalers e destaca que nossos investimentos estratégicos de longo prazo e nossa abordagem tecnológica tem nos colocado na trajetória certa."