A Novell e a Microsoft contrataram uma pesquisa de mercado com a Penn, Schoen & Berland Associates para medir o grau de aceitação da nova parceria entre as empresas, visando aprimorar a interoperabilidade entre o Windows Server e o SUSE Linux Enterprise. O levantamento identificou grande aceitação pelos clientes em relação a esse acordo, que facilita o gerenciamento de ambientes mistos com o Windows e o Linux.
Susan Heystee, vice-presidente do setor de alianças estratégicas globais da Novell, destaca que ?os resultados dessa pesquisa, que constata a aprovação da maioria (acima de 90%), não surpreende, pois reflete a recepção bastante positiva que recebemos dos clientes?. ?Essa pesquisa reforça a nossa crença ao firmarmos o contrato com a Microsoft, onde toda iniciativa de colaboração para agregar valor ao cliente é uma proposta pela qual as partes envolvidas saem ganhando?, disse ela.
Para Susan Hauser, gerente geral de defesa do cliente da Microsoft, ?a pesquisa confirma o que sempre ouvimos de nossos clientes. Eles desejam que os fornecedores de tecnologia trabalhem em conjunto para promover a interoperabilidade e dar suporte aos produtos que comercializam. Os clientes com ambientes de código-fonte misto desejam que os fornecedores de suas plataformas trabalhem melhor em conjunto, a fim de resolver a complexidade e os custos da integração. Nosso trabalho com a Novell pretende atender essa necessidade?.
A Penn, Schoen & Berland realizou 201 entrevistas, entre 17 e 20 de novembro, com executivos, gerentes ou equipes de TI, cujo trabalho principal é desenvolvido em departamentos de TI ou com pessoas que executam essas funções em outros departamentos, mas com um certo grau de autoridade para a aquisição de tecnologia. As empresas, por sua vez, tinham que possuir pelo menos 500 PCs. A pesquisa não tinha como alvo apenas participantes cujas empresas usuárias do Windows e o SUSE Linux da Novell, bem como o Red Hat Linux, mas isso foi o que acabou ocorrendo.
De acordo com o levantamento, 95% aprovam a colaboração entre a Novell e a Microsoft. Os entrevistados acreditam que isso trará benefícios aos clientes e aumentará a interoperabilidade desses sistemas. Além disso, 87% disseram que os clientes se beneficiarão se as principais distribuições do Linux e a Microsoft trabalharem de forma mais integrada. Quatro de cinco participantes acreditam que suas organizações poderiam realizar mais negócios com revendedores do Linux se os fornecedores estabelecessem uma aliança com a Microsoft.
Entre os entrevistados, 67% disseram que provavelmente levariam mais em conta a distribuição do SUSE Linux da Novell. A colaboração Microsoft-Novell aumentou o interesse dos clientes em relação ao SUSE Linux. Mais de dois terços dos participantes e 79% dos que usam atualmente o Red Hat, disseram que o contrato os tornou mais propensos a escolher o SUSE Linux para seus centros de dados.
Outra constatação da pesquisa é que 97% desejam que os fornecedores de plataformas aprimorem a interoperabilidade de seus sistemas. Essa é a área de maior interesse dos participantes. Os clientes desejam que seus fornecedores de plataformas trabalhem em conjunto para aprimorar a interoperabilidade de seus sistemas, além de fornecer ferramentas que facilitem a navegação tanto em ambientes Linux como Windows.
Mas não é só. Oitenta e nove por cento desejam que as empresas de tecnologia se responsabilizem pela propriedade intelectual dos produtos que fornecem. Além disso, mais de sete entre dez participantes estão mais propensos a distribuir o Linux com direitos de propriedade intelectual, o que reduziria a exposição de suas empresas a riscos. Esses clientes consideram como responsabilidade de seus fornecedores a solução das questões de propriedade intelectual antes da distribuição dos serviços.