E-commerce deve atingir R$ 1 bilhão em vendas neste Natal

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As vendas do comércio eletrônico brasileiro devem registrar um crescimento nominal de 45% em relação ao Natal de 2006, atingindo um faturamento recorde de R$ 1 bilhão. A estimativa é da consultoria de marketing online E-bit, que aponta com um dos principais fatores que devem contribuir para desse aumento o dólar barato, que irá ajudar a aquecer ainda mais as vendas de produtos importados, como eletroeletrônicos, celulares, computadores, notebooks, minigames, tocadores de MP3, TVs de LCD e plasma.

?A desvalorização da moeda americana vai aliviar o peso das compras de Natal neste ano. Muitos dos produtos natalinos são importados ou tem como base produtos eletrônicos e, por causa disso, os preços irão colaborar com o aumento no faturamento?, afirma Pedro Guasti, diretor-geral da E-bit. Outro fator, apontado por ele, são os programas de crédito e parcelamento que se intensificam nessa época do ano, fazendo com que as compras de Natal se tornem ainda mais viáveis ao bolso dos consumidores brasileiros.

Os resultados da pesquisa sobre intenção de compra do consumidor realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a E-bit e o Canal Varejo confirmam a avaliação de Guasti. De acordo como o levantamento, a intenção de compras pela internet é 85,5% e as categorias de produtos que devem ser mais adquiridos são livros, CDs e DVDs (47,7%), eletroeletrônicos (32,7%), produtos de informática (27,6%) e telefonia e celulares (20,6%).

Os preços dos produtos vendidos pela rede registraram, em média, deflação de 5,26%, segundo o índice E-flation, da FIA, entre os meses de julho e outubro, o que contribui para que o consumidor opte por fazer suas compras por esse canal.

O estudo aponta, entretanto, quem compra pela web também pesquisa em lojas físicas. Em média, 40% dos consumidores em geral (de todas as idades) pesquisam em lojas do varejo tradicional antes de adquirir um produto pela internet, de acordo com a pesquisa ?Hábitos e Tendências de Consumo na internet? realizada para o WebShoppers, relatório produzido semestralmente pela E-bit.

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