A empresa E-Commerce Media, controladora dos sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro, entrou com uma representação na Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, na qual denuncia o Google por supostamente favorecer no resultado de buscas seu sistema de comparação de preços, o chamado Google Shopping e recém-chegado ao Brasil.
A empresa alega que apenas o Google Shopping tem o direito de divulgar imagens de produtos, apontar avaliações, comentários, número de lojas anunciantes e até mesmo preços no resultado de buscas . Além disso, na representação a E-Commerce Media acuso o Google Shopping, desde os primeiros dias de operação no país, de aparecer com elevada frequência na primeira página de buscas do Google e, principalmente, nas primeiras posições entre os links não patrocinados. Segundo a E-Commerce Media, o fato foi considerado inusitado para um produto recém-lançado, o que poderia apontar para uma distorção no algoritmo de buscas do site.
Ainda de acordo com a denunciante, haveria evidências de que a busca do Google não seria isonômica, além da comparação feita pelo Google Shooping ser menos eficiente. Dessa forma, avalia a empresa, os consumidores poderiam ser prejudicados por comparações de preços de menor qualidade, aumento artificial do poder de mercado do Google no mercado de publicidade virtual, conjugado com um aumento de preços dos espaços publicitários on-line.
Com base na denúncia, a SDE pedirá para o Google que se manifeste em 15 dias sobre as acusações.