A partir do início do ano que vem, o Facebook passará a inserir publicidade paga entre as atualizações de contatos e páginas assinadas. Atualmente, há uma coluna do lado direito da página com anúncios e recomendações, segundo informa o jornal britânico Financial Times. Com isso, a rede social pretende aumentar a efetividade dos anúncios on-line e gerar mais receita à empresa, que está prestes a abrir seu capital. A medida pode, contudo, desagradar os usuários – já que o forte das redes sociais é a inserção de conteúdo com recomendação de conhecidos e a inexistência de anúncios entre eles.
Esta não é a primeira vez que o Facebook tentou inserir anúncios nas atualizações. Em 2006, a empresa adotou esse modelo de publicidade on-line, mas o descontinuou quase dois anos depois por considerá-lo invasivo. Por isso, a inserção será realizada com cautela. "Nossa meta é fazer tudo de maneira pensada e devagar. Esperamos mostrar às pessoas nada mais que uma publicidade por dia, e ela estará claramente identificada como tal', afirmou um porta-voz da empresa. Ele explicou que os primeiros anúncios serão inseridos da mesma maneira como é feito no Sponsored Stories atual, na barra lateral. Ou seja, apenas serão vistas as publicidades de marcas e empresas que tiveram recomendações de pelo menos uma pessoa entre a lista de contatos do usuário.