A Comscore acaba de divulgar dados sobre o cenário da Black Friday no Brasil em 2023, com insights sobre performance, análise de social listening e volume de menções do termo no período de 23 a 26 de novembro deste ano. As informações revelam que, neste ano, a #BlackFriday conquistou 129 mil comentários/menções nas redes sociais, atingindo uma performance melhor em relação ao último ano – quando teve 90 mil menções.
No Twitter, as top 5 hashtags com o maior volume de impressões durante o período foram #blackfriday, #blackfriday2023, #blackfridayamazon, #amazon e #oferta. Já em relação ao público engajado com o tema nas redes, 52% eram homens e 48% eram mulheres, com interesse, principalmente, em games (14%), música (13%), esportes (11%) e fine arts (10%).
"A atenção do consumidor é um recurso valioso e escasso. Por isso, em um período ainda mais competitivo como a Black Friday, a criatividade e o uso estratégico das redes sociais são essenciais para se destacar. As marcas que souberem se conectar com a audiência sairão na frente", comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore no Brasil.
A categoria de varejo somou mais de 1 milhões de ações, com destaque para os segmentos de móveis, eletrodomésticos e equipamentos; eletrônicos; aparelhos e acessórios; supermercados e varejo online.
Instagram e Facebook se destacaram entre as redes com maior audiência e volume de ações no mês de novembro (1 a 25/11) na categoria de varejo, sendo o Instagram responsável por 81% das ações, enquanto o Facebook somou 67% da audiência. Entre as marcas com os maiores engajamentos nas redes, respectivamente, estão: Casas Bahia, Havan, Magazine Luiza, Grão Gente e Ponto Frio.