A M2M Telemetria e a TIM são as primeiras empresas a receberem a portaria de aprovação de seus equipamentos de medição de energia inteligente pelo INMETRO. A medida antecipa a regulamentação a ser colocada em prática a partir de 2024, indicada pela Portaria 221/2022 do instituto de metrologia, e oferece mais uma garantia de qualidade e benefício de eficiência energética para clientes em diferentes partes do país. A TIM desenvolveu para o mercado uma solução completa de Smart Lighting que conta com conectividade 4G NB-IoT e gestão pela plataforma NOX Manager, da M2M Telemetria.
Com apenas um ano de atividades, a parceria já está presente em cidades como Porto Alegre, Petrolina, Curitiba, Água Boa e Santa Luzia, com mais de 75.000 pontos em operação. Além disso, já existem 250 mil pontos vendidos, com previsão de instalação até o final de 2025, possibilitando uma gestão inteligente da iluminação pública.
Entre outros benefícios, a oferta TIM Smart Lighting permite maior eficiência na gestão de ativos, melhor gerenciamento e manutenção da operação, ter uma economia adicional de energia com projetos de modernização por LED e garante um ambiente propício para compartilhamento de informações entre distribuidoras e municípios.
Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM, a homologação faz parte de iniciativas para ampliar parcerias com empresas e prefeituras pelo país: "Queremos expandir nossa presença junto a prefeituras e empresas privadas que estão em busca de soluções de gestão de energia. Ter equipamentos homologados e a oferta da melhor tecnologia de conectividade nos coloca em destaque no mercado nacional, e a parceria com a M2M contribui para o sucesso do projeto".
Felipe Fulgêncio, CEO da M2M Telemetria complementa: "Ficamos muito felizes em ter o primeiro produto homologado pela Inmetro, aumentando a satisfação de clientes. Este é um grande marco para a empresa, que em 2023 completa 20 anos de atividades".