O comércio eletrônico na China totalizou 59,4 bilhões de iuanes (R$ 14,95 bilhões) em 2007, 90% a mais do que o registrado no ano anterior, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Internet daquele país, publicado nesta terça-feira (22/1) pela agência estatal Nova China.
Dos 210 milhões de internautas chineses, 55 milhões utilizaram a rede no ano passado para comprar e vender mercadorias e serviços, afirma a agência de notícias oficial, com base nos dados do centro de pesquisa e do taobao.com, o maior portal de comércio eletrônico do país.
Em 2006, 43,1 milhões de chineses realizaram de transações eletrônicas, que totalizaram de 31,2 bilhões de iuanes (R$ 7,85 bilhões), segundo o centro de pesquisa.
O estudo prevê que as transações eletrônicas passarão a representar 8% de todo o volume do comércio chinês em 2012, contra menos de 1% atualmente.
Além de fazer compras, cada vez mais chineses utilizam a internet para jogar e passar o tempo. O número de jogadores online aumentou 20% entre 2006 e 2007, segundo os números do Centro de Pesquisa de Internet.
O estudo intitulado Netguide 2008, que o centro realizou em parceria com a Associação da Internet da China, conclui que o país terá mais de 59 milhões de jogadores online em 2008, contra 48 milhões no ano passado.
Com informações da Agência Lusa.