Redes sociais serão alvos preferenciais de ataques virtuais, aponta estudo

0

Jogadores online, internautas que acompanham eventos de grande repercussão, como as eleições presidenciais dos Estados Unidos e as Olimpíadas de Pequim, e principalmente os usuários de redes sociais estão entre as vítimas potenciais de ataques virtuais neste ano, segundo aponta o último relatório sobre segurança na internet publicado pela Computer Associates.

De acordo com o estudo, os bots ? programas que residem em um computador aguardando o comando de seu criador, que pode controlar totalmente o sistema infectado ?- dominarão em 2008. O número de computadores infectados pelas botnets (redes coordenadas que usam computadores de outros usuários para ataques e para disparar de novos programas maliciosos) aumentará significativamente. Em um esforço para se tornarem mais difíceis de serrem descobertos, os bot-herders (criminosos da internet) estão mudando e descentralizando suas táticas, por meio de arquiteturas não-hierárquicas, usando os sistemas de mensagem instantânea como veículo principal para espalhar botnets.

O relatório aponta, ainda, que os malwares (softwares com códigos maliciosos) devem adquirir novos níveis de sofisticação. Eles terão como alvo computadores virtualizados e, além disso, haverá um aumento do uso de técnicas por parte dos criminosos para dissimular suas atividades, incluindo esteganografia e criptografia.

Os jogadores online já são um dos alvos preferenciais dos hackers. Como historicamente se preocupam mais com o incremento do desempenho de seus computadores do que com a segurança, eles podem se tornar uma fonte de dinheiro para os criminosos da internet neste ano. O mesmo ocorre com as redes sociais, as quais, à medida que se tornam mais populares, ficarão mais vulneráveis. O grande número de vítimas em potencial e a preocupação relativamente pequena com a segurança do computador prometem fazer a alegria dos ladrões virtuais.

As eleições presidenciais dos Estados Unidos e as Olimpíadas de Pequim neste ano também oferecem grandes oportunidades para ataques destrutivos e corrupção ou roubo de informações.

Por fim, o relatório reafirma que o Windows Vista se manterá em risco constante. Conforme as empresas e consumidores adquirem novos computadores, a participação do Vista no mercado aumentará. Embora seja definido como o sistema operacional mais seguro da Microsoft, 20 vulnerabilidades foram detectadas em 2007, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia. Quanto mais pessoas o utilizarem mais ele será alvo de ataques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.