A Nokia encerrou o quarto trimestre de 2008 com lucro de 576 milhões de euros (o equivalente a US$ 741,1 milhões), o que representa uma queda de 68,7% em relação ao 1,84 bilhão de euros (US$ 2,36 bilhões) registrado em igual período de 2007. Na mesma comparação, as vendas líquidas caíram 19%, para 15,7 bilhões de euros (US$ 20,2 bilhões).
O lucro líquido da fabricante finlandesa de celulares consolidado no ano foi de 4 bilhões de euros (US$ 5,14 bilhões), um recuo de 43,6% em relação a 2007, quando registrou lucro de 7,2 bilhões de euros (US$ 9,26 bilhões).
Durante o quarto trimestre, a Nokia vendeu 113,1 milhões de celulares, o que representa uma queda de 15% na comparação anual e de 4% ante o terceiro trimestre de 2008.
Para o primeiro trimestre deste ano, a fabricante estima uma queda na demanda por aparelhos celulares e acredita que a indústria venderá 10% a menos em volume ante o resultado do mesmo período do ano passado. O índice é resultado de uma revisão da estimativa anterior da empresa, de declínio de cerca de 5% no volume de unidades vendidas durante este primeiro trimestre. Dessa forma, a empresa espera uma diminuição em suas vendas.
Com base nesse cenário, a Nokia prevê que sua participação de mercado ao fim do quarto trimestre será de 37%, ante 40% no mesmo período de 2007 e de 38% no trimestre anterior. De acordo com a empresa, o resultado foi decorrência de uma perda de participação em mercados no Oriente Médio, África, China, América do Norte e Ásia-Pacífico.
Contudo apontou que a redução foi compensada pela conquista de market share na Europa e, principalmente, na América Latina, região na qual a Nokia obteve crescimento de 24,7% no volume de celulares. O Brasil, que em 2007 era o décimo maior mercado da companhia, assumiu o oitavo lugar em 2008.
- Perda de mercado