O sistema Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sites (Ases) já está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A carta que disponibiliza a solução à sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o diretor de Governo Eletrônico, João Batista Ferri de Oliveira.
O Ases permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sites e portais. Contempla funcionalidades para a avaliação e desenvolvimento de sítios e portais acessíveis a pessoas deficientes. Para internautas cegos, por exemplo, a ferramenta oferece recursos como a utilização de descritores de imagens. Voltada para desenvolvedores de portais e sítios públicos, a ferramenta alerta quando um portal não está acessível e permite os procedimentos necessários para a sua correção.
O desenvolvimento desse software é resultado de uma parceria entre a SLTI e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Acessibilidade Brasil (Oscip). Para os usuários brasileiros, o programa é distribuído de forma gratuita sob a licença LGPL (GNU Lesser General Public License).
- Avaliador de sites