A Motorola anunciou o lançamento de uma loja de aplicativos para seus smartphones que rodam o Android, sistema operacional do Google, para os usuários chineses. Além da loja, batizada de Shop4Apps, os clientes da Motorola na China também poderão configurar qualquer serviço de buscas on-line para seus smartphones com o sistema operacional.
Segundo a fabricante, a loja será lançada no primeiro dia do ano novo chinês, que, de acordo com o calendário lunar seguido pelos budistas, cairá no dia 7 de fevereiro deste ano.
A Motorola ainda criará uma ferramenta de ajuda aos desenvolvedores chamada Motodev com o intuito de fornecer informações e dicas para a criação de aplicativos para a plataforma aberta Android.
A fabricante de celulares afirmou ainda que, com o objetivo de possibilitar que cada usuário padronize o serviço de buscas on-line que quiser, está buscando meios para tornar o uso dos celulares cada vez mais pessoal. A ferramenta foi anunciada pouco depois de o Google ter declarado que fecharia suas operações na China, devido a um suposto esquema de vigilância digital.
Permitir que o buscador on-line padrão seja personalizado pode ser uma forma da Motorola se preparar para um possível embate entre a gigante das buscas e o governo da chinês sem se prejudicar.
- Loja da China