A parceria entre a Neoenergia e o Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, avança em busca de soluções inovadoras para reduzir ainda mais as emissões de CO2 de eventos musicais. A companhia lançou um desafio para engajar a comunidade de inovação, incluindo startups, pesquisadores e especialistas, a criarem projetos que possam ser executados no futuro. Os interessados em apresentar ideias para reduzir os impactos de carbono no curto, médio e longo prazos devem se inscrever na seleção das propostas. O edital já está disponível no site da Neoenergia e as inscrições vão até 9 de fevereiro.
O desafio DescarbonizAê vai estimular o desenvolvimento de projetos em cinco áreas-chave: transportes mais sustentáveis; mensuração de emissão de carbono e impacto social; gestão de resíduos; soluções interativas para geração de impacto positivo; e comportamento, engajamento e conscientização do consumidor.
"Como protagonista da transição energética no Brasil, a Neoenergia está unida ao Rock in Rio para promover soluções futuras, que possam atenuar ainda mais o impacto ambiental daquele que é o maior festival de música e entretenimento no mundo. O engajamento com as startups vai trazer mais inovação que, certamente, vai inspirar o público a ter mais consciência sobre a importância da descarbonização", afirma Lorenzo Perales, Diretor de Markerting da Neoenergia.
O executivo explica que as soluções podem estar ligadas à mobilidade elétrica, compartilhamento de caronas, métodos mais eficientes para mensurar emissões de gases de efeito estufa, gestão de resíduos destinados à compostagem ou mesmo a estratégias que promovam o comportamento mais sustentável do público.
A Neoenergia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade carbônica até 2050. A companhia se uniu aos festivais Rock in Rio e The Town, produzidos pela Rock World, no ano passado para promover de forma estratégica soluções para descarbonização dos eventos que também sirvam à indústria da música e do entretenimento. O objetivo é colocar em prática ações de conscientização que visam engajar o público para a importância de iniciativas que melhorem a qualidade vida do planeta.
Para Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação e Marca da Rock World, essa é uma parceria que vai além da música e está em conexão com o propósito "Por Um Mundo Melhor", que conecta pessoas pela música e ajuda a impactar vidas a partir de causas. "Este é um projeto muito especial porque ele aquece o debate e dá voz a soluções e exemplos de como uma grande cidade – um grande festival – pode ser sustentável. Temos a premissa em nosso DNA de fazer acontecer e um dos nossos pilares é o que chancela Por Um Mundo Melhor, a partir das diversas ações socioambientais que realizamos e apoiamos, como esta".
Este ano, o Rock in Rio comemora 40 anos de história com um plano de sustentabilidade baseado nos conhecimentos acumulados, pela Rock World, em mais de 20 anos de "Por um Mundo Melhor". Destacam as campanhas e os planos de mobilidade para o publico, já adotados pelo festival há várias edições e em todos os locais por onde passa. Entre elas está a parceria com empresas de transporte que garante o trajeto de ida e volta em veículos públicos reduzindo a pegada de carbono. Além disso, o plano de gestão de resíduos potencializa a reciclagem e minimiza as emissões.