A Oakmont Group inaugura Unidade de Negócios em Prevenção à Fraudes. Sob a gestão de Aline Rodrigues Sanches, especialista em fraudes pela RLA, o empreendimento, desenhado no segundo semestre de 2023, conta com o apoio de parceiros como a Minds Digital, Prove e Transmit, além de serviços da Oakmont.
A nova Unidade de Negócios tem como objetivo mitigar fraudes, reduzir o atrito e custos associados a autenticações com análises precisas e rápidas, garantindo a melhor experiência ao usuário, gerando aumento de receita, redução do abandono no onboarding, e principalmente, incluir pessoas de grupos vulneráveis na segurança tecnológica.
"Quando falamos em cidadania corporativa, estamos pensando em grupos étnicos, pois tecnologias de autenticação facial nem sempre são igualmente eficazes em diferentes tonalidades de pele, o que pode resultar em exclusão involuntária. Nos idosos, por exemplo, muitas vezes encontram dificuldades em se autenticar devido a interfaces complexas e requisitos tecnológicos avançados. Pessoas pouco ou não alfabetizadas e pessoas com deficiências, como distúrbios do neurodesenvolvimento", explica Aline.
A principal ferramenta, destacada pela especialista, é a biometria de voz, trazendo uma prevenção 360o para o usuário. Este recurso, disponibilizado pela parceira Minds Digital, identifica e autentifica por voz, oferecendo alto nível de confiança e agilidade para prevenir e detectar fraudes de identidade em multicanais.
Isto é importante, pois segundo o mapa em tempo de cyber ameaças da Kaspersky, o Brasil é o segundo país que mais sofre ameaças hoje. E um estudo da Check Point Research (CPR), registrou, em 2023, uma média de 1.200 ataques cibernéticos semanais por organização no mundo.