Banco Carrefour otimiza análise de faturas com inteligência artificial

0

Para promover a otimização no processo de análise e revisão de faturas para reembolso de serviços intercompany, o Banco Carrefour, braço financeiro do Grupo Carrefour Brasil, passou a adotar soluções de inteligência artificial. Esta inovação é possível graças às soluções da UiPath, uma empresa líder em automação empresarial e software de IA.

Mensalmente, o Banco Carrefour gerencia um volume de cerca de 800 faturas, referentes aos custos que as lojas Carrefour, Atacadão e Sam's Club incorrem na cobrança de faturas e na venda de cartões de crédito. Após análise dos documentos é feito o reembolso desses serviços.

Antes da utilização dA UiPath AI, o processo de fiscalização, verificação e apontamento de discrepâncias era feito manualmente e demorava cerca de cinco dias para ser concluído. Com a ferramenta, o tempo necessário para faturar todas as faturas foi reduzido para apenas 24 horas.

"Com a implementação da inteligência artificial, reduzimos significativamente o tempo dedicado à extração de informações das notas fiscais e alcançamos uma economia estimada de R$ 100 mil por ano. O fator humano continua indispensável: o funcionário, antes responsável por todo o processo de análise e revisão, agora trabalha apenas para verificar inconsistências apontadas pela IA", explica Helio Francisco de Souza, coordenador de desenvolvimento de TI do Banco Carrefour.

Para Mauricio Grohs, VP da UiPath para o Brasil, a aplicação de IA em casos como o do Banco Carrefour reforça a série de vantagens que esta tecnologia é capaz de oferecer às empresas. "A redução de tempo, a mitigação de erros que uma verificação manual pode gerar, o ganho de produtividade dos funcionários e a possibilidade de migração para tarefas mais estratégicas e menos burocráticas são alguns dos muitos benefícios que a aplicação assertiva de IA pode proporcionar", disse Grohs.

Com a plataforma UiPath, os dados são extraídos com base em regras e modelos inteligentes que podem lidar com documentos de estrutura fixa, tabelas, caligrafia, assinaturas e caixas de seleção. A tecnologia usa IA para processar documentos com formatos semelhantes, enquanto modelos de aprendizado de máquina pré-treinados podem processar documentos menos estruturados.

A solução também permite aos usuários realizar customizações com a incorporação de novos modelos ou recursos de empresas parceiras, desta forma, a tecnologia pode se adaptar a diferentes tipos de documentos e atender às necessidades do negócio. "A tecnologia permite ao usuário etiquetar documentos e treinar modelos de aprendizado de máquina. Isso significa que quanto mais uma pessoa trabalha com o modelo, mais eficaz ele se torna", explica Grohs.

Em situações de imprecisões ou exceções, os robôs contactam um colaborador para validar os dados. O colaborador é avisado sempre que há necessidade de verificar exceções nos resultados de extração ou classificação. Durante este processo é possível revisar todos os campos extraídos, garantindo que os dados sejam processados com total precisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.