Enquanto alguns líderes ainda estão tentando decidir se a inteligência artificial é vilã ou mocinha, o mercado já deu a resposta.
74% das pequenas e médias empresas já utilizam IA regularmente, e 90% estão em fase de implementação (Edelman para a Microsoft).
A escolha de investir ou não também não vai esperar até que suas dúvidas sejam respondidas. Quem não possui iniciativas de IA para aumentar a eficiência, escalar e otimizar recursos, tende a perder competitividade no mercado. Simples.
Em 2022, 27% das empresas alocavam recursos para IA. Em 2023, o número saltou para 47%. No Brasil, o setor atraiu mais de US$ 2,4 bilhões em 2020, segundo o Google for Startups.
Quem transforma o mercado não é a IA, e sim quem sabe usá-la
A questão mais importante nunca foi "se a IA vai substituir pessoas". É se você está liderando com ela ou só reagindo ao que já aconteceu.
Enquanto você pensa se a IA é pra agora ou "quem sabe no futuro", ela já está criando textos e imagens, se multiplicando em interfaces conversacionais, montando códigos e até auxiliando em cirurgias.
Não é só avanço tecnológico – é um tapa na cara de quem ainda acha que dá pra liderar ignorando fatores como produtividade, criatividade, estratégia e inteligência de dados.
Pequenas empresas estão prevendo demanda com IA, otimizando estoques e cortando desperdícios.
Chatbots estão resolvendo problemas antes mesmo que o cliente perceba que eles existem.
RH, que antes gastava semanas com triagens, agora faz o mesmo trabalho em minutos.
IA não faz mágica. Mas expõe quem sabe o que tá fazendo e quem só tem boas desculpas. É como um carro de alta performance: nas mãos certas, dispara. Nas erradas, só faz barulho e gasta combustível.
A IA não cria fragilidades, ela escancara o que já estava errado
Liderar sem entender o impacto estratégico da tecnologia é como entrar em um ringue sem treinar: você não está competindo em igualdade de condições, está só esperando o nocaute.
Enquanto você hesita, seus concorrentes estão usando IA para agilizar operações, tomar decisões com maior assertividade e atrair talentos. Você tá praticamente financiando o crescimento deles.
Se 74% das PMEs já utilizam IA regularmente e você ainda tá esperando, o problema não é falta de dinheiro, mas de visão. O custo de oportunidade, na velocidade em que tecnologias como essa penetram e modificam a realidade à nossa volta, é inestimável.
E você, vai liderar a transformação ou vai ser lembrado como o líder que travou o progresso da própria empresa?
Sylvestre Mergulhão, CEO da Impulso