A Alcatel-Lucent fechou contrato com a Telmex, maior operadora do México, para implementar a primeira rede comercial de WiMAX na América Latina, que será instalada no Chile. O contrato, cujo valor não foi divulgado, abrange a implantação de redes com cobertura total para os clientes residenciais e corporativos da operadora em 24 grandes cidades do Chile, que terão acesso a aplicações de banda larga sem fio como internet em alta velocidade, streaming de vídeo e voz sobre IP (VoIP).
A rede de WiMAX será no padrão IEEE 802.16e-2005 para uso fixo, nomádico e móvel e será implementada na freqüência 3,5 GHz, usando a solução WiMAX 9100 da Alcatel-Lucent. A rede está prevista para entrar em operação no segundo semestre.
?O WiMAX capacitará operadoras como a Telmex a oferecem aos seus clientes serviços de banda larga de última geração que podem ser acessados de qualquer lugar,? disse Olivier Picard, presidente da região Europa da Alcatel-Lucent.
O contrato segue a série de anúncios sobre a tecnologia feitos pela Alcatel-Lucent no 3GSM World Congress, incluindo um contrato de WiMAX 802.16e-2005 comercial no Caribe.