Projeto isenta deficiente do IPI sobre computador, TV e celular

0

Os computadores, aparelhos de TV e celulares vendidos para os consumidores com deficiência visual e auditiva devem ficar isentos da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta consta de projeto de lei do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG).

Para tanto, os aparelhos de TV devem ser fornecidos com o recurso closed caption (legenda oculta), enquanto celulares ter a função para enviar e receber mensagens e os computadores ter recurso que possibilite o acesso de deficientes aos programas e à internet.

Se quiser vender o produto a pessoas que não sejam deficientes antes de transcorridos quatro anos, o comprador deverá recolher o imposto não cobrado.

A proposta mantém, no entanto, os direitos de crédito do IPI relativo às matérias-primas, aos produtos intermediários e ao material de embalagem utilizados na industrialização dos produtos.

Segundo o deputado, o projeto foi elaborado para facilitar a comunicação e o acesso à informação de deficientes visuais e auditivos. O parlamentar lembra que, atualmente, só existe isenção de IPI para os automóveis adquiridos por portadores de deficiência física, visual e mental.

A proposta foi anexada ao projeto de lei 6097/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). Os projetos tramitam em caráter conclusivo e serão analisados pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.