O Brasil encerrou o quarto trimestre do ano passado com pontuação positiva no setor de tecnologia da informação e comunicações (TIC), superando pela terceira vez consecutiva a média da América Latina, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a região, elaborado pela everis, consultoria de soluções de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a IESE Business School.
No período, o índice que mede os avanços da Sociedade da Informação, compreendendo os aspectos econômico, institucional, social e de infraestrutura, mostra que o país alcançou 4,66 pontos. Com isso, o índice do Brasil foi o segundo mais baixo da América Latina, ficando à frente somente da Colômbia (4,55), e atrás de Chile (6,15), Argentina (5,03), Peru (4,82), e México (4,68). O ISI brasileiro, inclusive, foi inferior à média da América Latina (4,73).
Para este ano, a previsão é que o ISI brasileiro chegue a 4,79 pontos, número 2,8% superior ao obtido em igual período de 2010. O desempenho, se confirmado, representará um novo recorde para o país.
O relatório aponta ainda que o gasto per capita com TIC no país será de US$ 444 neste ano, aumento de 8,1% na comparação com 2010. O estudo projeta também que Brasil atingirá 1.049 celulares para cada mil habitantes neste ano, além de registrar expansão de 15,5% no número de usuários de internet com acesso à banda larga. Por fim, a análise indica que o país atingirá 338 computadores para cada mil habitantes, um aumento de 14,2% em relação a 2010, e que o número de usuários de internet saltará 10%, totalizando 460 para cada mil habitantes.
"O ISI brasileiro evolui em ritmo menos acelerado, mas ainda assim deve atingir picos de crescimento em diversos componentes do cálculo, como superação de médias regionais de usuários de internet, domínios registrados e gastos com equipamentos e serviços", avalia Teodoro Lopez, executivo-chefe (CEO) da everis.
No fim do quarto trimestre do ano passado, o estudo mostra que o Brasil tinha 296 computadores para cada mil pessoas, alta de 16% ante o quarto trimestre de 2009; 991 telefones celulares por mil habitantes, aumento de 13,4%; 419 usuários de Internet para cada mil pessoas, expansão de 12,8%. Já o gato com TIC per capita ficou em US$ 419, evolução de 8,8%.
- Expansão