Maurício Borges e Mauro Borges Lemos tomaram posse nesta terça-feira, 22, como presidentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), respectivamente. A cerimônia de posse aconteceu na sede da Apex, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Especialista em direito comercial e internacional, Mauricio Borges é bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo, PhD em Direito Internacional e mestre em Direito Comercial Europeu pela Universidade de Bristol, na Inglaterra. Com mais de 15 anos de experiência em comércio exterior, o novo presidente da agência desempenhou as funções de gerente técnico e diretor de negócios da Apex-Brasil, onde estruturou e coordenou os atuais Projetos Setoriais Integrados, que visam à promoção comercial, em parceria com entidades empresariais dos diversos setores da economia brasileira.
Mineiro, de Patos de Minas, o novo presidente da Apex-Brasil também foi coordenador de inovação e gerente da área internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e gerente de comércio exterior no Sebrae-SP, tendo coordenado atividades de comércio exterior de 25 agências da entidade.
O economista Mauro Borges Lemos, doutor em Economia pela Universidade de Londres, é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Com pós-doutorado na Universidade de Illinois (EUA) e na Universidade de Paris, possui vasta experiência nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Industrial e Tecnológico, tendo atuado em diversos projetos de pesquisa relacionados a esses temas, muitos dos quais na condição de coordenador.
Natural de Belo Horizonte, Mauro Borges Lemos foi diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG e atuou como pesquisador, consultor técnico e consultor ad hoc em entidades como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também exerceu a função de Secretário Executivo da Associação Nacional de Centros de Pós Graduação em Economia (Anpec), tendo sido eleito para dois mandatos consecutivos.
- Exportação