A Nu Holdings, controladora do Nubank, divulgou nesta quarta-feira,22, seus resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2023.
"Estamos construindo a maior plataforma de consumo da América Latina, com forte capacidade de geração de lucros, tendo entregue mais de US$ 8 bilhões em receitas e US$1 bilhão de lucro líquido em 2023. À medida que trabalhamos para ultrapassar a marca de 100 milhões de clientes em 2024, estamos investindo pesado em diversificar caminhos de crescimento para continuar a transformar potencial em lucro. Estamos desbloqueando a oportunidade ainda não totalmente explorada da nossa carteira de empréstimos com e sem garantia, aumentando nossa participação no segmento de alta renda no Brasil e fortalecendo nossa presença no México e na Colômbia a partir do lançamento de novos produtos e recursos. Isso prova nossa capacidade de acelerar o ciclo de crescimento em toda a empresa, para além de nosso mercado principal, e continuar perseguindo mais oportunidades", disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Abaixo estão os destaques de desempenho no quarto trimestre e no ano de 2023 da Nu Holdings Ltd.:
Destaques operacionais:
Aumento no número de clientes: O Nu adicionou 4,8 milhões de clientes no 4T23, e 19,3 milhões em um ano, alcançando um total global de 93,9 milhões de clientes em 31 de dezembro de 2023, em comparação com 54 milhões há apenas dois anos. Isso reforça a posição do Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais e de mais rápido crescimento em todo o mundo, e a quinta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes. No Brasil, a base de clientes do Nu atingiu 87,8 milhões em 31 de dezembro de 2023, representando 53% da população adulta do país. O Nu é a quarta maior instituição financeira em número de clientes no Brasil, de acordo com dados do Banco Central.
Taxas de engajamento e atividade: A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu um novo marco, chegando a US$ 10,6 no 4T23, uma expansão de 23% em relação ao ano anterior em base neutra de câmbio (FXN)1 e com grupos mais maduros atingindo resultados de US$ 27. O Nu tornou-se o principal relacionamento bancário para mais de 61% dos clientes ativos mensais, e a taxa de atividade2 cresceu para um novo recorde histórico de 83,1%.
Plataforma operacional de baixo custo: O custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu praticamente inalterado e abaixo do nível de um dólar, em US$ 0,9, o que, combinado com a expansão sustentada da ARPAC trimestre após trimestre, demonstra a forte alavancagem operacional do modelo de negócios do Nu. O índice de eficiência atingiu 36,0% no 4T23 e no ano completo de 2023, melhorando 19 pontos percentuais em comparação com o ano completo de 2022 e fortalecendo o posicionamento do Nu como uma das empresas mais eficientes da América Latina.
Qualidade dos ativos: No Brasil, o índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) diminuiu ligeiramente para 4,1%, em linha com as expectativas. O índice de NPL 90+ permaneceu estável em 6,1%, em linha com o comportamento esperado de migração da carteira de NPL 15-90 de períodos anteriores.
Destaques Financeiros:
Lucro líquido e lucro ajustado: No nível da Holding, o Nu continuou a impulsionar o aumento da lucratividade e registrou um lucro líquido no 4T2023 de US$ 360,9 milhões para um ROE anualizado de 23%, em comparação com um lucro de US$ 58 milhões 4T223. Para o ano fiscal de 2023, o lucro líquido foi de US$1,0 bilhão, em comparação com o prejuízo de US$9,1 milhões no ano fiscal de 20223. O lucro líquido ajustado4 no 4T23 atingiu US$395,8 milhões com um ROE ajustado anualizado de 26%, em comparação com um lucro líquido ajustado de US$113,8 milhões no 4T2022. Para o ano fiscal de 2023, o lucro líquido ajustado atingiu US$ 1,2 bilhão, em comparação com um lucro líquido ajustado de US$ 204,1 milhões no ano fiscal de 2022. É importante observar que o Nu está alcançando altos níveis de lucratividade enquanto continua investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observa um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina.
Receita: As receitas do Nu no 4T2023 aumentaram para US$2,4 bilhões, outro novo recorde, o que representa um aumento de 57% FXN em relação ao 4T2022. Isso demonstra a capacidade única da empresa de expandir consistentemente sua base de clientes e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento da receita e a lucratividade.
Lucro bruto: O lucro bruto do Nu atingiu outro recorde no trimestre de $1,1 bilhão, um aumento de 87% em um ano FXN. A margem de lucro bruto expandiu mais uma vez para 48%.
Capital: O Nu reforçou sua posição como um dos players mais bem capitalizados da região com Índices de Adequação de Capital (CAR) nos países em que atua praticamente 2 vezes superiores ao mínimo aplicável exigido, ainda sem considerar os US$2,4 bilhões em excedente de caixa da Nu Holdings.
Liquidez: Em 31 de dezembro de 2023, o Nu tinha um portfólio que rendia juros (IEP, na sigla em inglês) de US$ 8,2 bilhões, um aumento de 91% em relação ao ano anterior FXN, devido ao aumento acelerado de empréstimos pessoais e recebíveis de cartão de crédito nos últimos 12 meses. Os depósitos totais cresceram para US$23,7 bilhões, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior FXN, enquanto o custo dos depósitos permaneceu estável. Este é um passo importante rumo ao objetivo do Nu para se consolidar como uma das mais fortes franquias com depósito em moeda local da região, fortalecendo a reforçando a capacidade de apoiar operações de financiamento nas três geografias em que opera. A taxa de empréstimos sobre depósitos do Nu ficou em 34%, com o crescimento dos depósitos no Brasil e no México, que têm demonstrado uma sequência de evolução nesta frente.
Destaques de negócios:
Desempenho e crescimento no Brasil: O crescimento da base de clientes do Nu no Brasil superou consistentemente as expectativas, com 1,3 milhões de novos clientes por mês, atingindo 87,8 milhões no final do trimestre. Entre os destaques da operação do Brasil durante 2023, o Nu obteve sucesso ao expandir seu negócio de empréstimos, com garantia e sem garantia, dobrando as originações em apenas um ano e lançando empréstimos consignados SIAPE e INSS, além do FGTS. Isso contribuiu significativamente para a carteira de juros e para os resultados gerais no Brasil. Além disso, foram feitos avanços significativos na conquista de participação na carteira e no aumento do volume de compras no segmento de alta renda.
Expansão internacional: No México, a base de clientes do Nu segue crescendo de forma acelerada, registrando um crescimento de quase 1 milhão de clientes no trimestre, contribuindo para um total de 5,2 milhões de clientes no país. Em janeiro de 2024, após o fechamento do 4T23, o Nu México anunciou ter ultrapassado a marca de 5,5 milhões de clientes. Este crescimento atesta a eficácia da estratégia de rendimentos após o lançamento da Cuenta Nu, e prova como o Nu foi capaz de acelerar o ciclo de crescimento da empresa em novas regiões geográficas. Os depósitos no México também dispararam, ultrapassando US$1 bilhão no final do trimestre. Na Colômbia, o Nu ultrapassou 800.000 clientes e, à semelhança do México, espera-se que a trajetória de crescimento acelere com o lançamento da conta, anunciado em janeiro de 2024.
Plataforma multiprodutos: O portfólio de produtos do Nu continua crescendo, com cartão de crédito, conta e empréstimos pessoais atingindo aproximadamente 41 milhões, 69 milhões e mais de 7 milhões de clientes ativos, respectivamente. Há atualmente mais de 1 milhão de apólices de seguro ativas, e mais de 15 milhões de clientes de investimento ativos. Além disso, no Brasil, o Nu tem progredido substancialmente no setor de financiamento ao aproveitar a crescente adoção do Pix. O Nu segue sendo um dos principais provedores de Pix do país e, até dezembro de 2023, mais de 35% dos clientes ativos do cartão de crédito do Nu eram usuários ativos do Pix parcelado.