Grupos de trabalho do e-PING são ampliados

0

A coordenação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) se reuniu com os 30 novos integrantes dos grupos de trabalho da arquitetura. Com essa adesão, o número de participantes agora é de cerca de 170 servidores lotados em mais de 50 órgãos públicos, a maioria do governo federal. Os grupos de trabalho do e-PING são responsáveis pelas melhorias e atualizações do documento nas áreas de segurança, meios de acesso, organização e intercâmbio de informações, interconexão e de áreas de integração para governo eletrônico.

O secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, destacou a relevância dos padrões e-PING para o intercâmbio de informações no setor público. Ele salientou que estão aderentes a esses padrões, por exemplo, os contratos de financiamento e apoio tecnológico firmados no âmbito do Programa de Modernização do Controle Externo de Estados, Distrito Federal e Municípios (Promoex) e do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e de Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage). Ou seja, as contratações de soluções em tecnologia da informação devem levar em conta as padronizações da arquitetura e-PING.

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre antigos e novos membros. Além de diversos ministérios, também estiveram representados órgãos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Controladoria Geral da União, ITI, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Serviço Federal de Processamento de Dados e Supremo Tribunal Federal.

A arquitetura e-PING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. Esses Padrões possibilitam que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.