Em menos de um ano após seu lançamento no Brasil, o serviço de envio de mensagens de texto (SMS) através do programa de instant messaging (IM) da Microsoft, o MSN, já tem 2 milhões de usuários cadastrados no País.
Este é o total de pessoas que incluíram seu número de telefone celular no cadastro do MSN. O tráfego mensal de mensagens de texto gerado pelo serviço no Brasil não é revelado ainda pela Microsoft.
?A velocidade de adesão no Brasil está sendo mais rápida que em outros países?, informou o gerente de negócios mobile para América Latina da Microsoft, Omarson Costa.
Ao todo, o MSN registra 26 milhões de usuários únicos por mês no País.
A integração com SMS, lançada em julho de 2006 no Brasil, está disponível por enquanto para clientes das operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi.
A Microsoft negocia no momento a adesão das demais operadoras móveis brasileiras. A companhia pretende lançar uma forte campanha de marketing no segundo semestre para divulgar o serviço.
A estratégia de comunicação será definida em parceria com as operadoras, a partir de reuniões que serão feitas ao longo de abril.
O ?Torpedo Messenger?, como foi batizado, permite que os usuários do MSN enviem e recebam mensagens de seus amigos direto no celular quando estiverem longe do computador.
A troca só funciona entre usuários que tenham cadastrado seus celulares, pois a cobrança é feita pelas operadoras de telefonia. O preço é o mesmo de um SMS comum: R$ 0,31, mais impostos. O valor é cobrado de quem envia a mensagem. A receita é dividida entre as operadoras e a Microsoft, que, por sua vez, remunera a Yavox, integradora do serviço.
Exterior
A integração entre o MSN e SMS já está disponível em mais de 15 países na Europa, Ásia e América do Norte. Na América Latina, o Brasil foi o primeiro país a ter o serviço lançado. O próximo será o México, ainda no primeiro semestre, também com integração da Yavox.
O casamento entre internet e telefonia celular será tema de um painel na 6ª edição do Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, em São Paulo. O seminário é organizado pela revista TELETIME e Converge. Mais informações: https://www.tiinside.com.br/tvm