O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a definição do sistema de rádio digital tem que obrigatoriamente levar em conta o desenvolvimento da indústria eletrônica do Brasil. A afirmação foi feita na primeira reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital, realizada na quarta-feira (21/3), que contou com representação do governo, da sociedade civil, das universidades, e dos radiodifusores, para discutir a elaboração da proposta de implantação do rádio digital no país.
Hélio Costa informou ao conselho que o Ministério das Comunicações, por meio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), está avaliando projetos para investir em pesquisas de desenvolvimento do rádio digital. Um dos projetos deverá ser implantado em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, considerado o Vale do Silício do Brasil.
?A decisão tomada em torno do sistema de rádio digital, assim como está acontecendo com a TV digital, vai estimular a indústria brasileira para produzir os equipamentos necessários na mudança do rádio analógico para o digital?, afirmou o ministro. Segundo ele, a escolha do padrão de rádio digital é fundamental para obter sucesso na transferência de tecnologia. ?Nós não podemos ficar escravos de uma tecnologia que não dominamos, não queremos ficar apenas comprando equipamentos já montados, teremos que ter a chance de podermos fazer equipamentos.?
Fazem parte do conselho os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; da Cultura; Educação; Ciência e Tecnologia; Casa Civil; Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações); Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional; representantes da indústria, radiodifusores, publicidade; e entidades do setor das rádios comunitárias e universitárias.