A Sony trará para a ISC Brasil deste ano, o principal evento de segurança eletrônica que será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, em São Paulo, a nova plataforma Depa (Arquitetura de Processamento Otimizado Distribuído) para sistemas de monitoramento baseados em IP. Segundo a fabricante japonesa, a capacidade de análise de vídeo foi embutida nas câmeras de rede de terceira geração (SNC-RX550, SNC-RZ50 e SNC-CS50), para transmitir informações sobre objetos, sem interferências do ambiente. Essas transmissões são feitas por meio de meta dados para a linha NSR de gravadores de rede, assim como para o software de gerenciamento e gravação da Sony, Real Shot Manager.
A tecnologia Depa, segundo a empresa, reduz a ocupação dos recursos de rede e de processamento para permitir sistemas eficientes e inteligentes. A tecnologia também permite adicionar capacidades de processamento de imagem para reduzir ruídos do ambiente, como o balançar das folhas de uma árvore, que pode disparar falsos alarmes nos sistemas convencionais. A utilização de arquivos de meta dados (arquivos de texto) na análise de vídeo também ajuda a não comprometer o desempenho do sistema, uma vez que estes arquivos ocupam menos espaço quando comparados a arquivos de vídeo.
?O possível erro de qualquer sistema de segurança é a atenção humana, e a plataforma Depa permite uma nova geração de sistemas que fazem melhor uso deste precioso e limitado recurso, pois a análise de vídeo permite filtrar somente os eventos realmente importantes.? afirma Flávio Godinho, gerente de produto da linha de segurança da Sony Brasil. Segundo ele, com o Depa, o sistema suporta até 6 filtros de movimento, incluindo ultrapassagem de cerca virtual, aparecimento e desaparecimento de pessoas ou objetos em área virtual e contagem de pessoas ou objetos, que serve para isolar e identificar um grande número de comportamentos e assim atender as necessidades específicas de indústrias, empresas, comércio, transporte urbano ou mesmo no monitoramento de cidades.
As câmeras SNC-RX550, SNC-RZ50, SNC-CS50 e os gravadores network NSR-100, NSR-50, NSR-25 e o software de monitoramento Real Shot Manager com a nova tecnologia Depa já estão disponíveis e serão demonstradas durante o evento.