As propostas e a viabilidade do Plano Nacional de Banda Larga serão discutidos no dia 30 de março pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI). A audiência pública pretende avaliar as metas do programa, as questões relacionadas à administração da rede, a participação estatal no processo e a atuação da iniciativa privada.
Na opinião do presidente da CCTCI, deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE), as propostas do plano precisam chegar ao Congresso Nacional o mais rápido possível, pois, segundo ele, lá o debate será voltado para um resultado prático, ou seja, a oferta do serviço nas casas das pessoas. Ele acredita que a aprovação imediata do plano na Câmara é importante porque "a inclusão digital será também um instrumento de inclusão social".
Foram convidados para a audiência o presidente da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg; o Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins; o presidente da Telebrás, Jorge Motta e Silva; o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna; o presidente-executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), José Fernandes Pauletti; e o presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, entre outros. As infomações são da Agência Câmara.
- Audiência