Um estudo divulgado pela companhia americana Jobvite, que atua no recrutamento online, aponta que muitas empresas já adotaram como rotina a busca por candidatos em redes sociais. De acordo com a análise, 95% das empresas consultadas afirmaram utilizar o Linkedin na busca por talentos.
No Brasil, o Linkedin começou a despertar a atenção dos departamentos de recursos humanos, que já utilizavam outras fontes como Facebook e Twitter. Segundo Danielle Alves, responsável pela área de recrutamento e seleção da Talk Interactive, isso acontece porque as redes sociais quebram a barreira das distâncias entre candidatos e empresa.
"Os recrutadores têm acesso imediato a uma série de informações acerca dos candidatos. São dados que facilitam a identificação do melhor perfil e fortalecem a comunicação entre empresa e profissionais no mercado. Tudo isto acaba agilizando o processo de recrutamento e seleção e faz com que a empresa tenha uma maior assertividade na contratação de um profissional", diz Alves.
No entanto, a especialista indica que as redes sociais não devem ser utilizadas como único recurso de recrutamento e seleção. "A melhor forma de utilizá-las é como um recurso complementar do processo, sendo mais uma fonte de informação e atração de candidato", conclui.
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