O número de usuários que utilizam celular como meio de pagamento, o chamado mobile payment, deve saltar de 116 milhões neste ano para 375 milhões em 2015, o que representará uma expansão de 223% no período, ou mais de três vezes, segundo dados da In-Stat. Caso a projeção se confirme, o resultado significará também por um crescimento médio anual de 55,75%.
A consultoria frisa que apesar de o mercado de mobile payment ter enfrentado certa dificuldade de expansão nos últimos anos, obtendo sucesso em apenas alguns países, o cenário deve ser totalmente diferente a partir deste ano.
A In-Stat calcula que se as operadoras se empenharem em superar os desafios de infraestrutura e disponibilizarem serviços de pagamento móvel em massa, o valor transacionado mundialmente deve aumentar da ordem de dez vezes nos próximos anos. "Parece haver grande demanda dos consumidores por pagamentos móveis. Eles entendem o mobile payment como uma alternativa mais simples na comparação com os modelos tradicionais", disse a analista da In-Stat, Amy Cravens.
Entre os impulsionadores do mercado, a consultoria cita a maior penetração dos smartphones, o fato dos usuários se sentirem mais confortáveis em comprar por meio de celular e o desejo das operadoras de desenvolver novas soluções para elevar a geração de receita.
- Mobilidade