Hospital São Cristóvão adota PDA para o corpo de enfermagem e reduz erros

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Redução de tempo de estoque, otimização de processos e menor índice de devolução de medicamentos. Estes foram os três principais benefícios alcançados pelo Hospital e Maternidade São Cristóvão, localizado na capital paulista, após a adoção do PDA Dolphin 9700hc, da Honeywell Scanning & Mobility (HSM), homologado pela MV, empresa brasileira de sistemas de gestão de saúde."Antes havia um estoque de farmácia em cada unidade hospitalar. Agora reduzi para apenas um, no centro do prédio. Isso, aliado à agilidade dos novos processos, reduziu de 30 para 15 dias o tempo que o medicamento fica parado", explica Martinho Repullio Salvador, líder na área de desenvolvimento de tecnologia da informação do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Segundo ele, também caiu de 30% para cerca de 5% o índice de devolução de medicamentos. "Esse problema acontecia porque a morosidade nos processos fazia com que a informação sobre a alta de um paciente demorasse a chegar à farmácia", conta. "Agora, com o aparelho sendo usado na farmácia e como todos os remédios possuem código de barras, fica mais fácil controlar as entradas e saídas", completa.

A sugestão de adoção dos novos dispositivos partiu da MV Sistema, empresa que fornece a plataforma de gestão hospitalar do São Cristóvão. "Nós tínhamos outros equipamentos da Honeywell, mas esse fato não teve relação direta com essa escolha. A MV nos apresentou três ferramentas. Testamos duas e a que atendeu nossas necessidades de forma completa foi o dispositivo da Honeywell – com o qual, inclusive, tivemos retorno total do investimento em menos de um ano", diz Salvador.

Em operação desde fevereiro de 2011, os PDAs foram instalados em cerca de seis meses, período em que o hospital teve total apoio do fornecedor.

À beira do leito

Ao longo deste ano, o hospital pretende implantar mais três projetos. O primeiro prevê que a coleta da prescrição seja feita à beira do leito, com um tablet ou PDA. "Além disso, há também a intenção de utilizar os PDAs para realizar a coleta de sinas vitais dos pacientes. Atualmente, a temperatura, batimentos cardíacos e outros são coletados na beira do leito, anotados pelo profissional e, posteriormente, cadastrados no sistema. Com o Dolphin 9700hc, o processo é automatizado e o próprio enfermeiro já da o imput de forma online e simultânea", detalha o CIO do hospital.

Por fim, o sistema deve ser implantado também no pronto socorro, com o objetivo de tornar mais ágil a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário. Há um roteiro de perguntas que serão respondidas e o próprio sistema identificará a urgência de cada caso.

O diretor geral da HSM, Cássio Pedrão, destaca que o plástico do qual o aparelho é feito é especialmente preparado para pronta esterilização e resiste aos efeitos destrutivos de produtos desinfetantes. E o diretor corporativo de desenvolvimento de sistemas da MV, lembra que "a automatização de processos também evita possível desvio de medicamentos".

Histórico da instituição

O Hospital São Cristóvão começou sua história em 1911, como Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão (ABFSC), voltada, inicialmente, para a proteção dos direitos dos motoristas. Com o passar dos anos, a entidade ampliou seu foco e passou a atender a toda comunidade. Passou a ser de fato um centro hospitalar em 1965 e seu atual Presidente é o Dr. Renato do Amaral.

Cerca de 1,4 mil empregados, realiza aproximadamente 1.450 consultas ao dia (incluindo centro ambulatorial, pronto socorro etc.). A instituição possui 225 leitos de internação (divididos em apartamento, enfermaria, unidade de cuidados especiais, isolamentos, unidade de terapia intensiva (adulto), semi-intensiva, berçário, UTI neonatal, Hospital Dia, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, ambulatório geral e especializado, laboratório de análises clínicas e pronto socorro adulto e infantil).

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