O conglomerado de telecomunicações Altice adquiriu a Teads, plataforma de publicidade em vídeo online avaliada em 285 milhões de euros. Fundada em 2011, a Teads é uma empresa pioneira da publicidade em vídeo outstream – um formato de visualização de vídeo que insere a propaganda no contexto editorial, não interferindo a leitura do conteúdo editado pelo publisher.
Com alcance de mais de 1,2 bilhões de usuário únicos, incluído 720 milhões via dispositivos móveis, a Teads aumentou sua receita em 44% em 2016, estimando 187,8 milhões de euros. A aquisição da Teads é estratégica para a Altice, que tem mais de 50 milhões de clientes únicos globalmente e cuja receita de negócios de anúncios internacionais ultrapassa 700 milhões de euros por ano.
"A convergência de telecomunicações, conteúdo e publicidade é a essência dos nossos negócios. Há um valor incremental significativo a ser gerado a partir dos nossos ativos. A Teads, um poderoso negócio por si só, nos permitirá oferecer, por um lado, uma proposta de valor verdadeiramente única para marcas e agências e, por outro, para a indústria de mídia, programadores e distribuidores", afirma Michael Comves, CEO da Altice.
A aquisição permitirá que a plataforma global de publicidade da Altice cresça, gerando informações de ponta na França e Estados Unidos, e também otimize seu conteúdo de tecnologia e negócios. Por meio da Teads, a Altice fornecerá aos clientes soluções de publicidade baseadas em dados, na TV, digital, smartphones e tablets.
A lista de clientes da Teads inclui 94 dos principais 100 anunciantes globais e cerca de 8.000 publishers especializados em conteúdo móvel. "Estamos muito animados em iniciar esta nova fase da Teads, integrando a equipe de renome internacional da Altice. Desde a nossa criação, nos esforçamos para oferecer aos nossos clientes soluções de publicidade superiores com base em desempenho mensurável e inovação tecnológica", declara Pierre Chappaz, fundador e executive chairman da Teads.
A Teads está no Brasil desde 2015. Em 2016, a operação global da empresa, reunindo 21 países, atingiu receita de US$ 200 milhões, crescimento de 39% comparação ao ano anterior.
As soluções publicitárias de vídeos nativos da Teads abrangem uma série de formatos inseridos no conteúdo de mídia, como o inRead, que possibilita que os vídeos sejam embutidos entre os parágrafos de um texto e só funcionem quando o trecho é visto pelo usuário.
No Brasil, o alcance de usuários únicos é de 60 milhões por mês, impulsionados pelos anunciantes e publishers parceiros que apostam nos três pilares de vídeo da empresa: nativo (outstream), que dispensa os formatos pre-roll e pop-up; premium, conteúdo 100% profissional; e visível, pois só inicia a reprodução quando em tela, por isso consegue resultados mais eficazes para os anunciantes, segundo estudo recente encomendado pela empresa.
Marcas e agências podem ter acesso a esse inventário premium na web e no mobile, por meio da compra programática ou managed services. Nessa opção, a equipe da Teads gerencia as campanhas de seus clientes em sua plataforma própria de entrega.