A convergência tecnológica será discutida nesta quarta-feira, 23/4, em sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados. Serão debatidas propostas que criam novas regras para o serviço de televisão por assinatura e permitem que operadoras de telefonia também entrem nesse mercado.
"Vamos ouvir diversos setores da sociedade. Vai ser um momento importante para os que defendem o projeto poderem explicitar sua posição. E aqueles que, porventura, são contra o projeto também vão ter uma tribuna para colocar suas ponderações: se querem ainda mexer em algum ponto ou se têm uma posição firmada de puro e simples confronto", diz o presidente da comissão deputado Walter Pinheiro (PT-BA).
Segundo ele, a convergência de comunicação trata da democratização da informação no sistema audiovisual brasileiro. O projeto sobre convergência já recebeu dois substitutivos na Comissão de Ciência e Tecnologia. O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) propôs, na última quarta-feira, 16/04. cotas de programação nacional para as operadoras de televisão por assinatura.
A medida gerou polêmica e até uma campanha contra o projeto nos canais pagos. Após o debate na comissão geral, o projeto será discutido pela comissão. A expectativa é que a proposta seja votada até o fim deste mês.