A AES Eletropaulo, que distribui energia elétrica para a região metropolitana de São Paulo, atualmente com 5,6 milhões de unidades consumidoras e 16,5 milhões de habitantes, decidiu implantar um sistema para gerenciar o despacho automatizado das equipes multifuncionais de campo nas atividades de corte, religação e emergência.
A solução Workforce, desenvolvida pelo CPqD, será integrada ao sistema de ocorrências da AES Eletropaulo e deverá gerar maior produtividade para as equipes de campo por meio do direcionamento das atividades para o grupo que estiver mais próximo à ocorrência. Segundo a empresa, isso dará mais agilidade no atendimento ao cliente e proporcionará redução dos custos operacionais da concessionária.
?As coordenações e gerências operacionais terão um suporte adicional para tomada de decisão, unindo informações de campo de forma automática e em tempo real", diz Antoninho Borghi responsável pelo projeto da AES Eletropaulo, acrescentando que a empresa está buscando elevar os níveis de produtividade de suas equipes operacionais com qualidade e segurança.
Para o CPqD, a transação com a concessionária paulista representa a entrada no mercado de uma solução, já amplamente consolidada no setor de telecomunicações, que foi redesenhada para atender às demandas específicas de uma concessionária de energia elétrica. O sistema completo é fruto de um projeto de P&D concluído recentemente para a Coelba, na Bahia. ?Estamos animados em conduzir a primeira venda comercial desse sistema para uma empresa do setor. E esperamos alavancar novas oportunidades de negócios, assim como vem ocorrendo em outros setores?, comenta Mariângela Rino Pedrosa, gerente de mercado do CPqD.