O governo federal deverá determinar que, a partir do próximo ano, todos os aparelhos de TV com mais de 32 polegadas já saiam de fábrica com o conversor do sinal de TV digital embutido. A informação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que participou nesta quarta-feira, 22, da cerimônia de assinatura das autorizações para que as emissoras do Distrito Federal possam transmitir o sinal da TV digital.
"Enquanto isso não acontece, estamos trabalhando com a Presidência da República para ver se conseguimos reduzir os encargos do conversor que é produzido separadamente", disse Costa.
Segundo ele, o incentivo fiscal para os conversores e para os televisores com conversores embutidos está sendo estudado pela área econômica do governo. "É uma decisão da área da Fazenda, que precisa ter a sensibilidade do ministro Guido Mantega. Ele prometeu que está estudando a questão, mas ainda não tem uma decisão."
Para Hélio Costa, o preço dos conversores no Brasil não é tão alto quanto no restante do mundo e está faltando interesse da indústria nacional para ampliar a fabricação dos conversores do sinal digital. Segundo ele, atualmente, são fabricados 300 mil conversores por mês, e todos são vendidos. "Se estivéssemos produzindo um milhão de conversores, estaríamos vendendo um milhão, mas, lamentavelmente, ainda não houve esse interesse generalizado por parte das indústrias", criticou. As informações são da Agência Brasil.
- Desinteresse da indústria