Apesar da crise econômica mundial, cerca de metade das empresas internacionais de tecnologia esperam aumentar suas receitas neste ano, embora a previsão de aumento nas vendas tenha recuado cerca de 90%, de acordo com pesquisa conduzida pela Eurocom Worldwide, rede internacional de agências de comunicação especializadas em TI.
Dos 335 gestores de empresas de TI pesquisados, 31% disseram que esperam faturar a mesma quantia neste ano na comparaçào com 2008, enquanto 22% projetavam declínio nas receitas. Além disso, 34% deles enxergam a atual recessão como mais séria do que na época do estouro da bolha da internet e 13% a veem como tendo o mesmo impacto que o ocorrido na época.
Segundo o estudo, 48% dos participantes estão menos confiantes em relação às projeções para a área de tecnologia em geral neste ano, o que representa uma queda significativa na confiança em relação ao ano passado, quando somente 4% estavam menos confiantes.
A pesquisa mostrou ainda que 13% estão mais otimistas em relação aos próximos 12 meses, comparado aos 53% do ano passado – 39% mantiveram o mesmo nível de confiança.
De acordo com o estudo, para se prepararem para a menor demanda global as empresas de tecnologia apostam na diversificação de produtos e serviços, ação citada por 68% dos entrevistados. Assim, 51% disseram que estão revendo ou desenvolvendo novas formas de comunicação sobre seus serviços e produtos, e 32% projetam atuar em novas regiões geográficas.
No que diz respeito à força de trabalho, um em cada quarto (25%) dos executivos espera reduzir o número de funcionários neste ano, contra índice de 6% no ano passado, enquanto 28% esperam elevar as contratações, ante 68% um ano antes. Além disso, 46% não pretende realizar mudanças no número de funcionários neste ano.
- Cenário otimista