Com seus recém-alcançados 400 milhões de usuários, o Facebook é também a rede social que mais gera tráfego de dados na internet. De acordo com levantamento feito pela consultoria especializada em web StatCounter, o site de relacionamentos respondeu, entre março do ano passado e março deste ano, por 48% do tráfego mundial de sites semelhantes, embora tenha apresentado queda de 20% em relação aos acessos registrados em fevereiro deste ano.
Em segundo lugar no ranking global vem a rede social de recomendações de conteúdo StumbleUpon, que ficou com 24,9% dos acessos a sites de relacionamentos nos 12 meses analisados, com crescimento de 29% em relação ao mês imediatamente anterior. O Twitter, a popular rede de microblogs, ficou em terceiro na lista mundial, sendo responsável por 8,5% do tráfego em redes sociais, o que, de acordo com a consultoria, é um grande feito, já que o segundo lugar não é um site para ser acessado, mas um aplicativo que fica instalado no browser dos usuários.
No Brasil, a rede social mais popular é o Twitter, que corresponde a 60% do tráfego em sites do gênero e teve crescimento de mais de 15% na comparação com fevereiro. Logo atrás da rede de microblogs vem o site de compartilhamento de vídeos YouTube, que ficou com 21% da audiência das redes sociais de março.
O Facebook, ao contrário do que acontece nos demais países com grande penetração de internet entre a população, fica apenas em terceiro lugar no Brasil, com 8,7% do tráfego das redes sociais no país e registrando quedas de audiência cada vez maiores desde dezembro do ano passado.
Apesar dos problemas enfrentados com as denúncias de pedofilia, o Orkut mantém-se estável com cerca de 3% da audiência das redes sociais no Brasil. Apesar de não figurar entre os mais usados mundialmente, o número de usuários praticamente não sofreu alterações entre março do ano passado e março deste ano.
- Audiência